Magnésio e melatonina

Como pode ajudar o sono do paciente?

Magnésio e seu papel no sono

O magnésio é um dos minerais mais abundantes no corpo humano e participa de inúmeras reações bioquímicas importantíssimas, sendo a colaboração na catálise de diversas reações enzimáticas uma delas.

No sono, momento onde é necessário uma redução da excitabilidade (conferida pelo sistema glutamatérgico – inúmeros transmissores provenientes do glutamato, que tem o maior papel excitatório no cérebro) e aumento do relaxamento (causado pelo GABA, que é o mais importante neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central), o magnésio tem papel fundamental, uma vez que ele tem o encargo de fazer essa comunicação entre os componentes do cérebro, inibindo a expressão dos neurotransmissores vindo do glutamato e melhorando a ligação aos sinalizadores do GABA.

Portanto, possuir quantidade suficiente do mineral no organismo é imprescindível para que ele realize suas funções – vitais para o ser humano – e dê o suporte necessário ao padrão de sono, estimulando o relaxamento e melhora do repouso profundo. Ter uma dieta equilibrada e variada é muito importante neste processo, uma vez que consumimos o magnésio de forma exógena. Alguns exemplos de alimentos fontes do mineral são espinafre, leguminosas, alguns peixes, sementes e abacate.

Artigos relacionados

Além disso, se os níveis de magnésio estiverem abaixo do recomendado e o paciente apresentar sinais de sono turbulento ou quantidade insuficiente de descanso profundo, é possível suplementar magnésio para melhorar parâmetros de sono, como alguns estudos observacionais têm demonstrado. Entretanto, manter hábitos de higiene do sono e uma rotina favorável ao descanso ainda são a melhor chave no processo de sono, uma vez que mais RCT precisam ser conduzidas para elucidar a efetividade do magnésio no sono.

Melatonina e melhora do sono, qual a relação?

A melatonina é um hormônio produzido centralmente na glândula pineal e sua síntese é cronometrada pelo núcleo supraquiasmático, que está sincronizado ao ciclo circadiano, via trato retino-hipotalâmico, estabelecendo a síntese de melatonina à noite, uma vez que o ambiente esteja escuro e propício ao relaxamento. O triptofano é um aminoácido essencial que atua sobre diversas reações do corpo e uma delas é a síntese de melatonina e serotonina.

Uma vez que a melatonina, por si só, já é um hormônio que concede relaxamento e melhora do sono, pensando em suplementação, é mais perspicaz suplementar a melatonina, que já é a substância ativa, do que o triptofano, que seria um componente precedente à síntese do hormônio. Assim como para o magnésio, suplementar melatonina deve ser uma decisão baseada no contexto geral de vida do paciente, conforme necessidade recorrente apresentada na clínica. Alguns estudos mais aprofundados devem ser conduzidos, mas atualmente já se tem dados que colaboram para essa relação entre a melatonina (metabólica, de produção natural e a proveniente de suplementação) e a melhora do sono.

Artigos relacionados

Magnésio Inositol e sono

Dormir bem: um santo remédio!

Referências bibliográficas

Yijia Zhang, Cheng Chen, Liping Lu, Kristen Knuston, Mercedes Carnethon, Alyce Fly, Juhua Luo, David Haas, James Shikany, Ka Kahe, Association of Magnesium Intake With Sleep Duration and Sleep Quality: Findings From the CARDIA Study, Current Developments in Nutrition, Volume 5, Issue Supplement_2, June 2021, Page 1109, https://doi.org/10.1093/cdn/nzab053_102.

Arab A, Rafie N, Amani R, Shirani F. The Role of Magnesium in Sleep Health: a Systematic Review of Available Literature. Biol Trace Elem Res. 2023 Jan;201(1):121-128. doi: 10.1007/s12011-022-03162-1. Epub 2022 Feb 19. PMID: 35184264.

Amaral, F. G. do ., & Cipolla-Neto, J.. (2018). A brief review about melatonin, a pineal hormone. Archives of Endocrinology and Metabolism, 62(Arch. Endocrinol. Metab., 2018 62(4)). https://doi.org/10.20945/2359-3997000000066

Artigos Relacionados

Sobre Nós

Reconhecemos a importância da atuação do profissional na busca pelo paciente do seu encontro com o equilíbrio. Acreditamos também na evolução por meio do conhecimento. Por isso, criamos esse canal para atualização constante do prescritor, a fim de sempre orientar com o que há de mais atual o seu paciente.