Existe um público perfeito para a suplementação da vitamina D3 + K2? A resposta é que não necessariamente, porém, alguns grupos de risco podem se beneficiar melhor dessa suplementação conjunta.
Sabe-se que quando o objetivo é apenas evitar a deficiência de alguma dessas duas vitaminas, não há necessidade de suplementá-las de forma conjunta e associada, mas os estudos mostraram um resultado significativamente maior quando o objetivo é no tratamento e no avanço da osteoporose e de doenças cardiovasculares.
A maioria das pessoas de todo mundo apresentam deficiência de vitamina D, uma vitamina essencial para a imunidade e para manter os níveis de cálcio ideais, evitando a osteoporose, além de cessar a liberação de paratormônio (PTH), mantendo a saúde óssea. A incidência dessa deficiência pode ser explicada devido à baixa exposição solar, tanto em países de latitudes extremas, em que há baixa incidência de raios solares, quanto em países tropicais, pelo excesso de proteção contra os raios solares.
Porém, mesmo a maioria das pessoas apresentando essa deficiência, existem grupos de risco que merecem maior atenção. Dentre essas pessoas, podem citar os seguintes grupos:
Idosos: os idosos apresentam maior risco de queda e fraturas, além da perda óssea fisiológica ao longo dos anos;
Mulheres pós-menopausa: com as alterações hormonais que ocorrem na menopausa, essas mulheres estão mais sujeitas à perda de densidade mineral óssea;
Pessoas negras: pessoas com peles escuras possuem maior resistência à produção de vitamina D, produzindo vitamina D de forma mais lenta, já que a melanina bloqueia os raios UV, interferindo na produção de vitamina D;
Pessoas com obesidade: os lipídios se ligam à vitamina D, impedindo sua disponibilidade na corrente sanguínea;
Pessoas que passam por cirurgia no trato gastrointestinal: os procedimentos podem prejudicar a absorção de vitamina D e de cálcio;
Lactentes: o leite materno não apresenta quantidades ideais de vitamina D, por isso é interessante a suplementação.
Como suplementar a vitamina K2 +D3 da Equaliv?
A vitamina K2 + D3 da Equaliv Nutri Life foi desenvolvida para potencializar a saúde óssea e a imunidade, além de promover o funcionamento do sistema imunológico e a proteção da saúde cardiovascular, potencializada pela vitamina K2.
Um suplemento alimentar em forma líquida, que aumenta a absorção ao ser administrada em gotas sublingual, zero açúcar, zero lactose, zero glúten, fonte de vitamina K e D.
- Portanto, a seguinte dosagem é recomendada por dia:
5 gotas——> 2.000 UI de vitamina D3 (colecalciferol)
30 mcg de vitamina K2 (menaquinona)
➤ Referências Bibliográficas:
BEULENS, Joline WJ et al. The role of menaquinones (vitamin K2) in human health. British journal of nutrition, v. 110, n. 8, p. 1357-1368, 2013.
BIKLE, Daniel D. Vitamin D and bone. Current osteoporosis reports, v. 10, p. 151-159, 2012.