A vitamina K é bastante conhecida devido sua função de coagulação no organismo, porém, estudos recentes têm se mostrado interessados na descoberta dos potenciais benefícios da vitamina K para a saúde. Além da sua função clássica, amplamente conhecida, estudos mostraram a importância da vitamina K na saúde óssea, na redução da calcificação vascular e do risco vascular.
Ademais, os estudos recentes também sugeriram que as menaquinonas, também conhecidas como vitamina K2 podem ser mais eficazes nessas funções do que a vitamina K1 (filoquinona), apesar de não serem levadas tanto em consideração antigamente.
A ingestão diária recomendada de vitamina K para adultos saudáveis varia de 55 a 90 mg/dia para mulheres e 65-120 mg/dia para homens.
Qual a recomendação de ingestão de menaquinonas?
O International Life Sciences Institute (ILSI) Europe, juntou os melhores especialistas em vitamina K do meio acadêmico e da indústria para revisar a necessidade de valores de referência dietéticos específicos para as menaquinonas (K2). Para a maioria dos nutrientes, pode ser estabelecida uma hierarquia de critérios para a adequação de nutrientes, que incluem desde a prevenção da deficiência até a otimização das reservas corporais.
O principal objetivo é diminuir a probabilidade de inadequação e minimizar os potenciais riscos de excesso. Para isso, foram avaliados os seguintes fatores: estrutura química e função das menaquinonas; ingestão dietética de menaquinonas; absorção e metabolismo de menaquinonas; quantidade de menaquinonas necessária para prevenir a deficiência, manter reservas corporais ideais e/ou prevenir doença crônica; fatores que influenciam os requisitos de menaquinona como idade, sexo e segurança.
O estudo concluiu que diferenças na estrutura química das menaquinonas em comparação com as filoquinonas podem levar a diferenças na absorção e na biodisponibilidade, sendo que mesmo as menaquinonas sendo consumidas em menores quantidades, cerca de 25% de toda a ingestão de vitamina K, que a filoquinona, contribuem de maneira única e importante para o papel da vitamina K na saúde humana. Diversos estudos mostram que as menaquinonas podem ser mais biodisponíveis e eficazes em reações de carboxilação de determinadas proteínas extra-hepáticas.
Alguns estudos já mostraram que a ingestão aumentada de menaquinonas (suplementação) está relacionada com uma maior redução de calcificação vascular e risco de doenças cardiovasculares do que quantidades comparáveis de vitamina K1.
Porém, os estudos acerca da utilização da menaquinona de forma separada ainda são reduzidos e limitados a algumas populações. Também, as tabelas de composição alimentar para menaquinonas são limitadas e estão disponíveis apenas para alguns países. Portanto, são necessários mais estudos que compilem a importância da vitamina K2 em diferentes populações, para que se possa avaliar de forma precisa quais são os resultados e papel na saúde humana. Dessa forma, seria preciso considerar tanto a vitamina K1, quanto a K2 para estipular as recomendações para a ingestão de vitamina K.
➤ Referências Bibliográficas:
BEULENS, Joline WJ et al. The role of menaquinones (vitamin K2) in human health. British journal of nutrition, v. 110, n. 8, p. 1357-1368, 2013.
ISHIDA, Yoichiro. Vitamin K2. Clinical Calcium, v. 18, n. 10, p. 1476-1482, 2008.