Manter a rotina alimentar é um exercício diário, não é mesmo? Porém, é no período de férias escolares no qual a rotina alimentar pode ficar um pouco desequilibrada, com as mudanças de hábitos, horários desregulados e exceções que fazemos para as crianças.
Mesmo durante esse período, continua sendo importante priorizar uma alimentação saudável e variada para as necessidades nutricionais serem atendidas. E, se a criança já estiver recebendo suplementação de forma orientada, é fundamental que ela se mantenha, mesmo durante esse período de férias.
A suplementação pode ser recomendada quando há uma deficiência de nutrientes ou inadequação alimentar. Por isso, não deve ser interrompida durante as férias escolares, para haver continuidade e eficiência desse acompanhamento.
Manter a rotina alimentar é muito importante porque, durante esse período, é comum que as crianças saiam da sua rotina habitual e tenham maior acesso a alimentos ainda menos saudáveis, como fast foods, ou maior ingestão de doces e guloseimas, contribuindo para uma gestão inadequada de nutrientes essenciais.
Como manter uma rotina equilibrada
O primeiro passo para uma rotina equilibrada durante o período de férias escolares é não abandonar a suplementação se ela já existir e for orientada por um profissional. Embora os esforços para uma alimentação equilibrada sejam importantes, nem sempre é possível garantir uma dieta completa e balanceada diariamente, especialmente durante as férias.
Afinal, é neste período que as refeições podem ser mais irregulares, principalmente quando a família está viajando, por exemplo. A suplementação também é muito importante e deve ser mantida, pois se trata de um período em que a criança estará mais vulnerável à inadequação nutricional e se torna essencial manter a suplementação correta, de forma orientada pelo profissional.
Assim, a criança não será privada de nutrientes necessários para sua boa saúde e desenvolvimento.
Outro fator importante são os pais, que desempenham um papel fundamental em garantir que a suplementação seja administrada corretamente durante as férias.
E para você se organizar, aqui vão algumas dicas essenciais:
- Compre os suplementos com antecedência: certifique-se de ter um estoque suficiente dos suplementos alimentares dos seus filhos antes das férias. Isso evitará que falte quando você mais precisar.
- Planeje a logística: reserve um espaço na bagagem da família, se necessário opte por embalagens menores ou divida as doses diárias em recipientes separados e rotulados, levando a recomendação nutricional do profissional.
Além disso, deixe o suplemento em fácil acesso para quando for necessário. Se for viajar de avião ou de carro, por exemplo, leve em uma bolsa de mão. Assim você garante que a suplementação seja uma prioridade e se esquecerá dela durante as atividades e passeios das férias.
- Estabeleça horários regulares: mantenha uma rotina para administração dos suplementos, mesmo durante as férias. Respeite os horários orientados pelo profissional para administração da suplementação, como após o café da manhã, ou antes de dormir. Dessa forma, garantirá que as crianças recebam seus nutrientes diários e sua suplementação de forma adequada.
Seguindo todas essas dicas e tendo os suplementos sempre à disposição, você conseguirá manter uma rotina equilibrada e garantir a suplementação de seus filhos durante os passeios, as férias, e toda a programação.
Aproveite bem as férias com muita saúde, equilíbrio e diversão!