O almoço é uma das refeições do dia em que o aporte energético é maior, justamente porque não é uma refeição transitória no dia, como lanches da tarde e ceia, mas sim um momento em que se consegue mais atenção para desenvolver e comer a refeição, além de ser a refeição em que geralmente se tem mais fome. O horário do almoço costuma ser no período em que a maioria das pessoas está trabalhando e, justamente por acontecer apenas uma pequena pausa nas atividades para que se realize a refeição, as pessoas muitas vezes não se organizam de forma antecipada e acabam comendo em buffets de restaurantes ou fast foods, que contém alimentos bastante calóricos, ricos em gorduras e substâncias industrializadas, além de grande quantidade de açúcar adicionado.
Além disso ser prejudicial para a saúde como um todo, independente de qual refeição se esteja ingerindo esses alimentos, o almoço tem um peso especialmente maior, pois é justamente depois dele que as pessoas retornam ao trabalho e precisam novamente de atenção, foco e produtividade. Outro cenário contrário a esse, mas que também culmina para a perda de produtividade, é bastante observado, justamente por não haver uma organização na rotina alimentar: consumir uma quantidade muito inferior de nutrientes do que a necessária, deixando de fora saladas, vegetais e proteínas, por exemplo e obtendo, portanto, uma refeição pobre em quantidade e qualidade.
Você pode estar se perguntando qual a relação entre ter um almoço desbalanceado (tanto para o exagero, quanto para a falta de nutrientes) e produtividade, certo? Então continue a leitura, que iremos esclarecer esta dúvida!
Pensando em um cenário de exageros, imagine como é composta a refeição: grande quantidade de carboidratos, abundância em molhos brancos e queijos, diversas porções de carnes – possivelmente vermelha – e, após, uma generosa porção de sobremesa. Bioquímicamente, entende-se que o corpo necessitará de um tempo prolongado para fazer a digestão desse grande volume de comida que chegará no trato gastrointestinal, além de realizar processos metabólicos para finalmente absorver esses nutrientes, certo? De fato, alguns nutrientes são mais facilmente absorvíveis que outros, mas como estamos falando aqui de uma grande quantidade de gordura, o tempo de digestão será muito prolongado. Com isso, o corpo apresenta sinais de estufamento, fadiga, cansaço e até mesmo uma certa lentidão. Todos esses são atributos opostos à produtividade, que exige disposição, concentração e possibilidade do corpo direcionar suas potencialidades para o desenvolvimento das atividades necessárias, mas que, no momento pós-prandial – desta refeição com grande quantidade de alimento – , estão todas direcionadas para a digestão.
Já para o cenário de falta de nutrientes, em que o almoço é pobre em quantidade e qualidade nutricional, as manifestações corporais que atrapalham a produtividade são outras. Principalmente se o café da manhã foi feito há algumas horas, os substratos energéticos já estão sendo consumidos há bastante tempo, então as células já necessitam de energia externa, justamente pelo corpo ter uma característica poupadora. É claro que é possível sobreviver dias sem consumir qualquer alimento, justamente pelos mecanismos de gliconeogênese e oxidação de gorduras, mas, pensando em produtividade, é preciso que o equilíbrio energético esteja estável para que as funções do cotidiano não sejam afetadas.
Almoço Balanceado e Produtividade
Agora, pensando no cenário ideal, ter um almoço balanceado, com equilíbrio de nutrientes (presença de carboidratos, fibras, proteínas, gorduras boas e micronutrientes) irá te levar a um outro pedestal de produtividade. Por suprir as necessidades energéticas das suas células – incluindo as células cerebrais, importantíssimas para a concentração – as suas funções e desempenho se darão de forma mais simples e automáticas, sem ser necessário desprender de um grande esforço para isso. Além disso, garantir o aporte adequado de micronutrientes é essencial, pois eles interagem em reações importantíssimas para o corpo, como participam da contração muscular, transporte, absorção e armazenamento de nutrientes.
Uma ótima opção para complementar os nutrientes do almoço, é fazer uso de suplementos alimentares! O Nutryeast da Equaliv é um suplemento alimentar à base de levedura nutricional, rico em proteínas, fibras e micronutrientes cruciais para a saúde e, além disso, é de fácil aplicação – podendo ser usado como tempero final de um prato – e tem o sabor delicioso, comparável ao de queijos. Pensando em praticidade e numa forma de enriquecer nutricionalmente a refeição, o Nutryeast pode ser um aliado incrível nesta missão!
—
Artigos relacionados
A importância das fibras para a saúde humana
A levedura nutricional pode melhorar sua saúde
Referências bibliográficas
Drewnowski A. Impact of nutrition interventions and dietary nutrient density on productivity in the workplace. Nutr Rev. 2020 Mar 1;78(3):215-224. doi: 10.1093/nutrit/nuz088. PMID: 31889196.
Behrman JR, Hoddinott J, Maluccio JA. Nutrition, Adult Cognitive Skills, and Productivity: Results and Influence of the INCAP Longitudinal Study. Food Nutr Bull. 2020 Jun;41(1_suppl):S41-S49. doi: 10.1177/0379572119898956. PMID: 32522126.
Kurpad AV, Muthayya S, Vaz M. Consequences of inadequate food energy and negative energy balance in humans. Public Health Nutr. 2005 Oct;8(7A):1053-76. doi: 10.1079/phn2005796. PMID: 16277820.