Levedura nutricional e obesidade

Qual é a associação?

Levedura nutricional: quais são os benefícios para a saúde?

Obtida a partir de cepas inativas de Saccharomyces cerevisiae, a levedura nutricional é considerada um superfood devido ao potencial de não só prevenir o risco de patologias mas também propiciar um melhor estado de saúde geral, para além da simples oferta de nutrientes. Devido à sua elevada concentração de proteínas, vitaminas do complexo B, cromo orgânico, beta glucana e mananoligossacarídeos, pode exercer:

  • Propriedades probióticas, enriquecendo a microbiota e protegendo o trato gastrointestinal contra uma série de condições inflamatórias;
  • Efeitos na melhora da glicose em jejum, metabolismo de lipídios e pressão arterial em pacientes diabéticos, devido à presença de uma forma mais biodisponível de cromo;
  • Modulação do sistema imune inato, com benefícios para indivíduos que sofrem com infecções do trato respiratório e sintomas alérgicos.

Qual é a relação dos benefícios da levedura nutricional com a obesidade?

O intestino – e especialmente os microrganismos que habitam essa região – tem uma importância fundamental em toda a homeostase da saúde metabólica, com papel preventivo e terapêutico do excesso de peso. Além de auxiliarem no processo digestivo, também são capazes de:

  • Regular a quantidade de energia retirada da dieta – o que pode favorecer ou reduzir o ganho de peso; 
  • Modular a atuação do sistema imune e controlar (ou estimular) o estado inflamatório do organismo – o que é importante para evitar um estado de inflamação crônica de baixo grau associado à condições muito comuns na obesidade, como a dislipidemia, hipertensão e resistência à insulina; 
  • Produzir substâncias que afetam positivamente ou negativamente o metabolismo do seu hospedeiro – ácidos graxos de cadeia curta, por exemplo, produzidos a partir da fermentação de fibras por bactérias intestinais, têm um papel importante na regulação da sensação de saciedade, podendo colaborar para o controle do peso. 

A função probiótica das leveduras nutricionais ajuda a manter o equilíbrio na composição e função dos microrganismos que compõem a microbiota, o que é um ponto fundamental no tratamento da obesidade. Algumas funções atribuídas às cepas de Saccharomyces cerevisiae no ambiente intestinal são: capacidade de neutralizar patógenos e toxinas bacterianas, reduzir citocinas pró inflamatórias envolvidas em condições intestinais inflamatórias e estimular a proliferação dos enterócitos, garantindo a renovação tecidual do intestino. 

Artigos relacionados

Outro ponto que conecta a levedura nutricional como potencialmente benéfica no contexto da obesidade é a presença do cromo, um nutriente com papel importante na regulação lipídica e do metabolismo da glicose, que costumam encontrar-se prejudicados em quadros de excesso de peso. 

Artigos relacionados

A levedura nutricional pode melhorar sua saúde

O potencial probiótico da levedura nutricional

A importância do complexo B para o metabolismo

Origem e processamento da levedura nutricional

O poder antioxidante da levedura nutricional

Referências bibliográficas

Palma, M. L., Zamith-Miranda, D., Martins, F. S., Bozza, F. A., Nimrichter, L., Montero-Lomeli, M., Douradinha, B. (2015). Probiotic Saccharomyces cerevisiae strains as biotherapeutic tools: is there room for improvement? Applied Microbiology and Biotechnology, 99(16), 6563–6570. doi:10.1007/s00253-015-6776-x

Fan, Y., & Pedersen, O. (2020). Gut microbiota in human metabolic health and disease. Nature Reviews Microbiology. doi:10.1038/s41579-020-0433-9

Jia LL, Brough L, Weber JL. Saccharomyces cerevisiae Yeast-Based Supplementation as a Galactagogue in Breastfeeding Women? A Review of Evidence from Animal and Human Studies. Nutrients. 2021 Feb 25;13(3):727. doi: 10.3390/nu13030727.

Artigos Relacionados

Sobre Nós

Reconhecemos a importância da atuação do profissional na busca pelo paciente do seu encontro com o equilíbrio. Acreditamos também na evolução por meio do conhecimento. Por isso, criamos esse canal para atualização constante do prescritor, a fim de sempre orientar com o que há de mais atual o seu paciente.