Palatinose para atletas

Confira como suplementar esse carboidrato!

Quando e por que usar palatinose com atletas?

A manutenção da performance em exercícios de longa duração que tem elevada dependência do uso de carboidratos como substrato energético pode ser bastante favorecida pela inclusão de formas de baixo índice glicêmico deste macronutriente antes e/ou durante a prática física. O índice glicêmico é um valor calculado para se ter uma noção do impacto que um determinado alimento causa na glicemia. Alimentos integrais tendem a causar um aumento menor e mais gradual na glicemia (menor IG) se comparados a alimentos mais refinados (maior IG). 

Dessa forma, quando um carboidrato apresenta menor índice glicêmico, possibilita uma elevação mais gradual e constante dos níveis de glicose no sangue, reduzindo as flutuações glicêmicas, tendo em vista que também evita a hiperinsulinemia. Quanto maior a duração de uma sessão de treinamento – ou até mesmo de alguma prova ou competição específica – mais importante é de se atentar para o uso de formas de carboidrato que possibilitem uma manutenção da glicemia, evitando os prejuízos associados aos episódios de hipoglicemia. 

Especialmente quando pensamos em exercícios de endurance ou que envolvem componentes desse tipo de modalidade – como o futebol, por exemplo – além da questão do índice glicêmico, é primordial que o desconforto abdominal seja uma variável minimizada, para não afetar a performance. A palatinose é um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e outra de frutose que é digerido na superfície das células da borda de escova do intestino. Isso garante uma absorção completa dos monossacarídeos, que são transportados para dentro das células por receptores diferentes: em conjunto, tais fatos refletem em menor desconforto gastrointestinal após seu consumo.

Artigos relacionados

Como fazer o uso da palatinose com atletas na prática

A palatinose é um tipo de carboidrato que, comparado com formas tradicionais geralmente utilizadas no pré e intra treino, que costumam ter um índice glicêmico mais elevado (como a glicose, maltodextrina ou sacarose), atende aos requisitos acima citados de forma eficiente. Os protocolos utilizados em estudos com resultados favoráveis incluem a suplementação com um intervalo de aproximadamente 30 minutos antes do exercício. A dose ideal pode variar de acordo com a periodização nutricional que estiver sendo colocada em prática naquele momento, mas 50 gramas é uma quantidade que se mostra eficiente.

Artigos relacionados

Carboidratos e a imunossupressão em atletas

Mecanismos de ação do carboidrato no esporte

Carboidratos no exercício: como suplementar

Otimizando o treino com uso de carboidratos

Referências bibliográficas

Notbohm HL, Feuerbacher JF, Papendorf F, Friese N, Jacobs MW, Predel HG, Zacher J, Bloch W, Schumann M. Metabolic, hormonal and performance effects of isomaltulose ingestion before prolonged aerobic exercise: a double-blind, randomised, cross-over trial. J Int Soc Sports Nutr. 2021 May 17;18(1):38. doi: 10.1186/s12970-021-00439-z.

Otsuka J, Okamoto Y, Fujii N, Enoki Y, Maejima D, Nishiyasu T, Amano T. Effects of Isomaltulose Ingestion on Thermoregulatory Responses during Exercise in a Hot Environment. Int J Environ Res Public Health. 2021 May 27;18(11):5760. doi: 10.3390/ijerph18115760.

Amano, T., Sugiyama, Y., Okumura, J., Fujii, N., Kenny, G. P., Nishiyasu, T., … Maejima, D. (2019). Effects of isomaltulose ingestion on postexercise hydration state and heat loss responses in young men. Experimental Physiology. doi:10.1113/ep087843 

Stevenson EJ, Watson A, Theis S, Holz A, Harper LD, Russell M. A comparison of isomaltulose versus maltodextrin ingestion during soccer-specific exercise. Eur J Appl Physiol. 2017 Nov;117(11):2321-2333. doi: 10.1007/s00421-017-3719-5. Epub 2017 Sep 19.

Artigos Relacionados

Sobre Nós

Reconhecemos a importância da atuação do profissional na busca pelo paciente do seu encontro com o equilíbrio. Acreditamos também na evolução por meio do conhecimento. Por isso, criamos esse canal para atualização constante do prescritor, a fim de sempre orientar com o que há de mais atual o seu paciente.