Antes de qualquer coisa: o que significa Índice Glicêmico (IG)?
O índice glicêmico é um valor calculado para se ter uma noção do impacto que um determinado alimento causa na glicemia. Cada alimento diferente tem seu próprio valor de índice glicêmico, que depende da natureza dos carboidratos presentes ali. Alimentos integrais tendem a causar um aumento menor e mais gradual na glicemia (menor IG) se comparados a alimentos mais refinados (maior IG).
Dessa forma, o valor do IG se relaciona com a glicemia pós-refeição, correspondendo à estimativa de quanto o “açúcar no sangue” de um indivíduo que não tem problemas no metabolismo da glicose (por exemplo, diabetes ou resistência à insulina) vai subir quando consumir uma dada quantidade do alimento que forneça 50g do macronutriente carboidrato.
Modular o índice glicêmico da dieta pode ser uma estratégia para regular o uso de substratos metabólicos. A oxidação de gordura parece aumentar depois do consumo de alimentos com baixo IG, comparados aqueles que apresentam um valor maior para esse parâmetro. Tal fato está associado à uma menor liberação de insulina, favorecendo o processo de lipólise, que é inibido quando os níveis desse hormônio aumentam no sangue. Do ponto de vista nutricional, esse fato pode ser usado a favor de processos de perda de peso, assim como para prevenção e manejo de resistência à insulina e outros componentes da síndrome metabólica.
Em qual grupo a palatinose está: do alto ou do baixo índice glicêmico?
A palatinose consiste em um dissacarídeo, totalmente absorvível, o que reduz a fermentação por parte das bactérias intestinais, que pode ser causadora de gases e distensão abdominal, e representa um maior aproveitamento do nutriente. As moléculas de glicose e frutose que compõem esse carboidrato estão conectadas por uma ligação glicosídica alfa-1,6. O complexo enzimático que quebra essa ligação no intestino, o sucrase-isomaltase, o faz de maneira lenta, fazendo com que a glicemia sanguínea não suba de maneira abrupta e exacerbada após o consumo da palatinose. Tal fato confere um baixo índice glicêmico para a isomaltulose, conhecida como palatinose.
Os alimentos com IG até 55 são considerados parte do grupo de “baixo índice glicêmico”, enquanto aqueles que têm acima de 70 são classificados como de “alto índice glicêmico” (os de valor 56 – 69 são considerados intermediários). A palatinose possui um IG de 32, enquadrando-se entre aqueles de baixo IG.
Qual a vantagem do baixo índice glicêmico da palatinose?
A liberação gradual de glicose na corrente sanguínea após o consumo desse carboidrato auxilia no controle da secreção de insulina, potencializando processos de perda de peso e manejo de diabetes ou desregulações no metabolismo glicídico. O uso também pode ser estratégico em termos esportivos, mantendo uma entrega mais constante de energia para as células.
—
Artigos relacionados
Palatinose e exercícios de longa duração
Referências bibliográficas
König, D., Theis, S., Kozianowski, G., & Berg, A. (2012). Postprandial substrate use in overweight subjects with the metabolic syndrome after isomaltulose (Palatinose™) ingestion. Nutrition, 28(6), 651–656. doi:10.1016/j.nut.2011.09.019
Jang J, Jo K, Hong KB, Jung EY. Animal and Clinical Studies Evaluating Blood Glucose Control With Palatinose-Based Alternative Sweeteners. Front Nutr. 2020 Apr 28;7:52. doi: 10.3389/fnut.2020.00052.