Os músculos são essenciais para a atividade física, estabilidade e postura, permitem a circulação sanguínea e ajudam na digestão dos alimentos. Uma perda de massa muscular ao longo da vida significa perda de mobilidade, que é seguida por perda de independência e perda de qualidade de vida. Em resumo, os estudos confirmam que a ingestão de proteínas como o colágeno, resulta em melhora da mobilidade em indivíduos saudáveis.
O colágeno é uma proteína importante e muito presente no organismo humano. Além disso, seus efeitos ao músculo podem ser otimizados se suplementados como Peptídeos Bioativos de Colágeno (BCP®), que são aproveitados em vários processos metabólicos e na unidade funcional geral do músculo, por exemplo, ao metabolismo muscular e gorduroso.
Investigações recentes revelaram que BCP® estimula significativamente a via mTOR. A disponibilidade e a atividade desta proteína chave são essenciais para o metabolismo da proteína. O metabolismo das proteínas garante o equilíbrio entre a síntese e a degradação das proteínas, sendo que de modo resumido, mais síntese do que quebra indica um estado anabólico que constrói tecido muscular, quebra mais alta do que síntese indica um estado catabólico, que diminui o tecido muscular.
Além disso, o BCP® influencia o metabolismo das gorduras. Um suprimento de energia suficiente é obrigatório para a proliferação de células musculares e a síntese de novo tecido muscular. A enzima AMPK é responsável pela transferência de energia nas células musculares, sendo que a estimulação da AMPK leva a um aumento no metabolismo dos ácidos graxos, que fornece mais energia para as células e resulta na redução da massa gorda. Devido à sua composição específica de aminoácidos e à sua excelente biodisponibilidade, os BCP® estimulam o metabolismo da gordura e do músculo, conduzindo finalmente a uma composição corporal melhorada.
Portanto, esses peptídeos de colágeno altamente especializados demonstram diminuir a massa gorda, aumentar a massa muscular e fornecer mais força muscular em combinação com o treinamento resistido. Logo, os peptídeos de colágeno têm efeitos positivos em dois componentes principais do corpo humano: massa magra e massa gorda.
—
Referências bibliográficas
Zdzieblik, D. et al Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial, doi: 10.1017/80007114515002810, British Journal of Nutrition, 2015







