Vitamina D e desenvolvimento infantil

É fundamental que você entenda a respeito dos impactos da vitamina D no metabolismo infantil. Tanto para adultos como para crianças, a vitamina D pode colaborar com o desenvolvimento e fortalecimento de ossos, sendo fundamental para a manutenção dos níveis adequados de cálcio e fósforo. Assim, contribui para o fortalecimento dos dentes, além de que auxilia ao sistema imunológico de forma a desempenhar o seu papel na resposta a quadros infecciosos virais e bacterianos.

Fortalecimento ósseo e dentário

Com mais detalhes, no que se refere ao fortalecimento e desenvolvimento dos ossos, sua forma biologicamente ativa, o calcitriol, aumenta as concentrações séricas de cálcio e fósforo através da estimulação da absorção destes minerais no intestino delgado, ao mobilizar cálcio do osso e pela reabsorção de cálcio nos túbulos renais distais.

Artigos relacionados

Desse modo, o aumento nas concentrações de cálcio e vitamina D levam a uma redução na produção do PTH, que só para você lembrar rapidamente, é um hormônio cuja função principal é a regulação dos níveis de cálcio no organismo, ao estimular a liberação do cálcio para o plasma a partir do estoque deste mineral diretamente nos ossos, rins e intestino. Portanto, menos cálcio vai para a circulação e mais cálcio permanece nos ossos, rins e intestino.

Sistema imune

A vitamina D pode suprimir as respostas imunes inflamatórias que fundamentam a autoimunidade e regulam as respostas alérgicas que frequentemente acometem as crianças, a partir dos resultados de estudos clínicos que ligam a deficiência de vitamina D ao aumento das taxas de infecções, autoimunidade e alergias nesta população.

A vitamina D pode atuar também como imunomoduladora ao diminuir a suscetibilidade de uma ampla gama de infecções que a criança é mais suscetível no início da vida, como a tuberculose. Um dos mecanismos  que justifica tal relação próxima entre a vitamina D e o sistema imune, está relacionada a que células do sistema imune inato como os monócitos e os macrófagos possuem a maquinaria necessária para produzir calcitriol, além de que os macrófagos possuem o receptor de vitamina D em sua membrana.

Com mais detalhes, um dos mecanismos pelos quais a vitamina D pode contribuir para a diminuição da suscetibilidade da criança a infecções como a tuberculose, está relacionado a seu papel imunomodulador desencadeado do estímulo dos receptores Toll-like dos monócitos. A partir deste estímulo, pode desencadear-se uma resposta adaptativa através do aumento da atividade de células T reguladoras (Tregs), secreção de IL-10, direcionamento a resposta Th2 e proliferação de células T, além da diminuição da resposta Th1.

Saiba mais sobre Vitamina D no desenvolvimento infantil com esse e-book gratuito:

Baixar E-book

 

Referências bibliográficas

Battersby AJ, Kampmann B, Burl S. Vitamin D in early childhood and the effect on immunity to Mycobacterium tuberculosis. Clin Dev Immunol.

Mailhot G, White JH. Vitamin D and Immunity in Infants and Children. Nutrients. 2020;12(5):1233. Published 2020 Apr 27. doi:10.3390/nu12051233

Artigos Relacionados

Sobre Nós

Reconhecemos a importância da atuação do profissional na busca pelo paciente do seu encontro com o equilíbrio. Acreditamos também na evolução por meio do conhecimento. Por isso, criamos esse canal para atualização constante do prescritor, a fim de sempre orientar com o que há de mais atual o seu paciente.