Ômega 3 e desenvolvimento cerebral da criança

Um dos papéis mais importantes da suplementação do ômega 3 para crianças, sem sombra de dúvidas, refere-se a seu papel no desenvolvimento cerebral. O ácido araquidônico (AA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), são essenciais para o crescimento cerebral e desenvolvimento cognitivo, sendo que também acumulam-se rapidamente no cérebro e na retina durante os estágios posteriores da gestação e no início da vida pós-natal.

 

Durante a gravidez, AA e DHA são transportados através da placenta para o sangue venoso fetal, assim a nutrição na gravidez tem uma influência significativa no desenvolvimento fetal. Desse modo, os principais efeitos de níveis mais elevados de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 durante a gravidez estão associados ao desenvolvimento de tecidos cerebrais e nervosos durante o período de acreção intrauterina.

Artigos relacionados

 

Também, existem alguns achados muito interessantes na literatura. Tais resultados indicam o desempenho inferior das crianças em testes de QI verbal e de desempenho aos 8 anos, além de problemas comportamentais aos 7 anos e pontuações mais baixas nos testes de desenvolvimento inicial avaliando habilidades motoras finas, habilidades sociais e habilidades de comunicação, nas crianças com mães que consumiram poucos frutos do mar durante a gravidez.

 

Resultados semelhantes foram observados em um estudo randomizado e duplo-cego realizado em mulheres que foram suplementadas com óleo de fígado de bacalhau ou placebo durante a gravidez e lactação. As crianças nascidas de mães suplementadas com óleo de fígado de bacalhau tiveram uma vantagem de 4% nos resultados do estudo. Portanto, a suplementação de ômega 3 ao desenvolvimento cerebral parece ser uma estratégia nutricional muito interessante.

Saiba mais sobre Ômega 3 no desenvolvimento infantil com esse e-book gratuito:

Baixar E-book

 

Referências bibliográficas

Rombaldi Bernardi J, de Souza Escobar R, Ferreira CF, Pelufo Silveira P. Fetal and neonatal levels of omega-3: effects on neurodevelopment, nutrition, and growth. ScientificWorldJournal. 2012;2012:202473. doi:10.1100/2012/202473

Coletta JM, Bell SJ, Roman AS. ômega 3 Fatty acids and pregnancy. Rev Obstet Gynecol. 2010;3(4):163-171.

Derbyshire E. Do Omega-3/6 Fatty Acids Have a Therapeutic Role in Children and Young People with ADHD?. J Lipids. 2017;2017:6285218. doi:10.1155/2017/6285218

Artigos Relacionados

Sobre Nós

Reconhecemos a importância da atuação do profissional na busca pelo paciente do seu encontro com o equilíbrio. Acreditamos também na evolução por meio do conhecimento. Por isso, criamos esse canal para atualização constante do prescritor, a fim de sempre orientar com o que há de mais atual o seu paciente.