O crescimento da alimentação vegetariana nos últimos anos

Há aproximadamente 10 mil anos, no final da última era glacial, o planeta tinha cerca de dois milhões de pessoas vivendo predominantemente da caça e coleta. Até essa época, nossos ancestrais viviam e se deslocavam em pequenos grupos cuja densidade permaneceu baixa por centenas de milênios. Foi nesse período, no entanto, que aprendemos a cultivar algumas espécies de plantas e a domesticar animais em regiões com condições climáticas favoráveis. Iniciava-se o processo de produção de alimentos que transformaria nossa história. 

Os impactos ambientais da atividade humana estão intimamente relacionados com nossos hábitos de consumo, principalmente os alimentares. Atualmente, no Brasil, 14% da população se declara vegetariana. A estatística representa um crescimento de 75% em relação a 2012. Hoje, isso representa quase 30 milhões de brasileiros que se declaram adeptos ao vegetarianismo. 

O salto no número de pessoas que excluiu alimentos de origem animal de seu cardápio reflete tendências mundiais consolidadas de busca por uma alimentação mais saudável, sustentável e ética. Somos sete bilhões de seres humanos, e todos os anos criamos e abatemos mais de setenta bilhões de animais terrestres e uma quantidade muito maior de animais aquáticos para nosso consumo.

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Além disso, a criação de animais para o consumo é um sistema ineficiente de produção de alimentos. Em média, são usadas dez vezes mais calorias do que as contidas em sua carne. 

 

O crescimento da alimentação vegetariana nos últimos anos

O crescimento da população adepta ao estilo de vida vem acompanhado do crescimento exponencial no interesse por produtos veganos, livre de qualquer ingrediente de origem animal.

O reconhecimento dos benefícios de uma alimentação mais saudável é cada vez maior, e as organizações mundiais se pronunciam a cada ano sobre o consumo elevado de carnes. De dezembro de 2017 a janeiro de 2021, o volume de buscas pelo termo “vegano” aumentou 14x no Brasil.

Os dados do Google Trends mostram que o crescimento no volume de buscas pelo tema aumenta de duas a três vezes a cada ano. No Brasil, já existem cerca de 240 restaurantes vegetarianos e veganos, além de um boom de lançamentos de refeições e lanches veganos em restaurantes e lanchonetes não-vegetarianas. 

Visões de mundo – como a vegetariana – são dadas por um conjunto integrado de crenças morais, valores pessoais e um sentido de propósito de vida. Visões de mundo, sendo perspectivas filosóficas, explicam não apenas como as coisas são, mas também como elas deveriam ser. O vegetariano não é um indivíduo que simplesmente “prefere” não comer carne. Trata-se de um modo de vida, que expressa um modo de pensar, uma “visão de mundo”.

 

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