Você sabe qual a ação do ômega 3 na microbiota intestinal?
O ômega 3 além de alterar a estrutura e função das membranas celulares, também atua no sistema imunológico intestinal e na manutenção da microbiota local.
O ômega 3 afeta o microbioma intestinal de três maneiras principais: (1) modula o tipo e a abundância dos microorganismos intestinais; (2) altera os níveis de mediadores pró-inflamatórios, como endotoxinas (LPS) e IL17; e (3) regula os níveis de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).
A interação entre a microbiota intestinal, ômega 3 e a imunidade ajuda a manter a integridade da barreira intestinal, mantendo a permeabilidade adequada do intestino. Por sua vez, a microbiota intestinal também pode afetar o metabolismo e a absorção de ômega-3, como uma via de mão dupla.
A ação do ômega-3 na microbiota intestinal pode exercer efeito benéfico ao diminuir o crescimento de Enterobactérias, aumentar o crescimento de Bifidobactérias e, inibir a resposta inflamatória associada à endotoxemia metabólica.
Ocorre a inibição da produção de citocinas pró-inflamatórias induzida por LPS e redução na inflamação local e sistêmica. Desse modo, o ômega 3 é uma estratégia viável e recomendada para manter a saúde intestinal.
Saiba mais sobre os benefícios do ômega 3 nesse e-book gratuito: