Em quais alimentos encontramos Ômega 3?

O padrão alimentar é um dos principais determinantes da saúde. Os efeitos benéficos da ingestão de nutrientes com funções protetoras, como os ácidos graxos essenciais, são reconhecidos. O consumo de ômega 3 está associado aos benefícios à saúde, como a melhora da síndrome metabólica, no controle e tratamento da obesidade, resistência à insulina, dislipidemias e hipertensão. 

Os ácidos graxos ômega 3 estão presentes em fontes vegetais e animais. Nas hortaliças, é encontrado em maior quantidade em folhas de coloração verde escura, como a couve, brócolis, o espinafre, agrião, rúcula e hortelã. Nos óleos vegetais, o ômega 3 está presente no óleo de linhaça, canola e soja.

Os peixes, por sua vez, possuem uma boa quantidade de ácido graxo ômega 3. A composição de ácidos graxos em peixes tem recebido muita atenção, em função de suas implicações na saúde humana. Os peixes de águas profundas, como o salmão, arenque, atum, sardinha, truta e cavala são considerados os mais ricos em ômega 3. 

Artigos relacionados

Estima-se que a razão ω6/ ω3 na dieta das pessoas que viveram no período que antecedeu a industrialização girava em torno de 1:1 a 2:1, devido ao consumo abundante de vegetais e de alimentos de origem marinha, contendo ácidos graxos ômega 3.

Com a industrialização, ocorreu um aumento progressivo dessa razão, principalmente devido à produção de óleos refinados oriundos de vegetais com alto teor de ômega 6, como os óleos de milho e canola, resultando em dietas com quantidades inadequadas de ácidos graxos ômega 3.

 

Saiba mais sobre os benefícios do ômega 3 nesse e-book gratuito:

Baixar E-book

Artigos Relacionados

Sobre Nós

Reconhecemos a importância da atuação do profissional na busca pelo paciente do seu encontro com o equilíbrio. Acreditamos também na evolução por meio do conhecimento. Por isso, criamos esse canal para atualização constante do prescritor, a fim de sempre orientar com o que há de mais atual o seu paciente.