Ação imunomoduladora do ômega 3
O sistema imunológico é o sistema de defesa do organismo humano contra patógenos invasores, como vírus e bactérias. Compreende, ainda, um grupo heterogêneo de células imunes amplamente divididas em categorias de acordo com suas propriedades e mecanismos de defesa. A coordenação dessas células é importante para que a resposta do organismo seja eficaz, e é realizada pela secreção de citocinas e quimiocinas, moléculas que “atraem” as células imunes para o local da infecção.
Alguns compostos dietéticos, como o ômega 3 e ômega 6, possuem propriedades imunorreguladoras, produzindo metabólitos que são classificados em diferentes famílias – prostaglandinas, leucotrienos, tromboxano, protectinas e resolvinas.
Os metabólitos produzidos a partir de ácidos graxos ômega 3 reduzem a síntese de metabólitos com maior potencial inflamatório derivados do ômega 6, o que atenua a resposta inflamatória e gera menos danos teciduais. Por esse motivo, o ômega 3 é conhecido por ter ação anti-inflamatória.
Mais ações do ômega 3
Além disso, a ação reguladora dos ácidos graxos ômega 3 ocorre por meio de sua incorporação em membranas de células imunológicas, devido às suas duplas ligações em sua cadeia de carbono, o que proporciona maior fluidez das membranas celulares e potencializa a ação imunológica das células, estimula a produção e secreção de citocinas e quimiocinas, aumenta a capacidade de fagocitose e a polarização de células imunes.
Os ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 atuam como moduladores do processo inflamatório, inibindo citocinas pró-inflamatórias, modulando a liberação de metabólitos que sinalizam para uma variedade de sistemas corporais.
Saiba mais sobre os benefícios do ômega 3 nesse e-book gratuito: