A Dieta Cetogênica é caracterizada como um padrão alimentar restrito em carboidratos, normoproteico e rico em lipídios. O primeiro passo para sucesso desta estratégia é o seu ajuste, devendo ser uma dieta rigidamente calculada para se adequar às necessidades de cada indivíduo. O principal objetivo da dieta cetogênica é estimular a produção de corpos cetônicos no organismo, que então serão utilizados como fonte de energia.
Dieta Cetogênica e Homeostase Energética
Os principais efeitos metabólicos dos corpos cetônicos em dietas cetogênicas estão associados a diminuição dos níveis de insulina e controle dos sensores energéticos celulares, onde há ativação da via AMPK e inibição da mTOR. Ou seja, neste momento, as vias de degradação estão mais ativas que as vias de síntese.
Como o TCM Melhora a Dieta Cetogênica?
Os triglicerídeos de cadeia média podem reduzir os efeitos adversos da cetoindução, como dores de cabeça e mudanças de humor, que são relativamente comuns na fase de adaptação a uma dieta cetogênica. Desta forma, o TCM age aumentando a tolerância a dietas com teores muito baixos em carboidratos.
Como já definimos nos primeiros texto desta série, os TCM são excelentes indutores da cetogênese. Trazendo esta característica para a dieta cetogênica, existe a potencialização dos efeitos neurológicos da dieta cetogênica, a partir do aumento da concentração de corpos cetônicos, consequentemente aumentando a disponibilidade dos mesmos como substrato para as células neurais. Já em relação a condições neurais patológicas, as vantagens da combinação de TCM a dieta cetogênica podem ser ainda mais expressivas, sendo também uma excelente estratégia.
Saiba mais sobre a importância dos triglicerídeos de cadeia média com esse e-book gratuito:
Referência Principal: D C HARVEY, Cliff J. et al. The effect of medium chain triglycerides on time to nutritional ketosis and symptoms of keto-induction in healthy adults: a randomised controlled clinical trial. Journal of nutrition and metabolism, v. 2018, 2018.