O potencial probiótico da levedura nutricional

Para quem não conhece a levedura nutricional, essa é um microrganismo unicelular que faz parte do reino dos fungos, sendo disponibilizada em sua forma inativa, o que viabiliza a ingestão, trazendo diversos benefícios nutricionais. Em relação ao efeito probiótico da levedura, apesar de muitas pessoas acreditarem que apenas as bactérias podem apresentar essa atividade, hoje podemos falar do potencial probiótico da levedura nutricional. Mas vamos lá, você sabe o que é de fato um probiótico?

Conhecendo os probióticos

De acordo com a OMS, os probióticos são definidos como microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um benefício à saúde do hospedeiro. Dentre esses, se destaca o equilíbrio das bactérias intestinais, ou seja, da microbiota. Assim, há uma menor produção de toxinas, como os lipopolissacarídeos e TMAO, reduzindo o risco de diversas doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares. Por fim, os probióticos mais conhecidos hoje em dia são as cepas bacterianas Lactobacillus e Bifidobacterium, entretanto, agora quero que você inclua a levedura nutricional Saccharomyces cerevisiae neste grupo. 

A levedura como um probiótico especial

Além de apresentar as mesmas funções que outros probióticos, este microrganismo apresenta uma característica em especial. Diferente dos produtos de origem bacteriana, a levedura é naturalmente resistente a antibióticos, podendo ser usada em pacientes que fazem o uso desse fármaco. Nesse sentido, é bastante interessante notar que essa classe de remédios pode levar ao desequilíbrio da microbiota intestinal, quadro conhecido como disbiose, que aumenta a incidência de vários distúrbios gastrointestinais, como a diarreia. Portanto, a levedura pode se tornar um grande coadjuvante em algumas condutas clínicas, principalmente quando há algum patógeno envolvido.

Artigos relacionados

 

Efeito antifúngico

O efeito da levedura não se limita apenas às bactérias que compõem a microbiota intestinal, assim, novos estudos demonstram um potencial antifúngico. Quando falamos sobre a principal doença causada por fungos, a candidíase, os estudos demonstram que o consumo de levedura inibe o aumento do número desses microrganismos, sua aderência ao epitélio celular e a produção de toxinas. Além disso, é descrito uma inibição da translocação fúngica para órgãos mais internos. Apesar de serem necessários mais estudos para confirmar de fato esses achados em humanos, a levedura tem demonstrado um grande potencial terapêutico.

Saiba mais sobre os benefícios da levedura nesse e-book gratuito:

Baixar E-book

 

Para um estudo mais aprofundado sobre o tema, segue algumas sugestões de leitura:

Artigos:

Application of Probiotic Yeasts on Candida Species Associated Infection

Saccharomyces cerevisiae CNCM I-3856 as a New Therapeutic Agent Against Oropharyngeal Candidiasis

Review article: fungal alterations in inflammatory bowel diseases

Artigos Relacionados

Sobre Nós

Reconhecemos a importância da atuação do profissional na busca pelo paciente do seu encontro com o equilíbrio. Acreditamos também na evolução por meio do conhecimento. Por isso, criamos esse canal para atualização constante do prescritor, a fim de sempre orientar com o que há de mais atual o seu paciente.