Até o momento, abordamos bastante o uso do TCM como uma via alternativa para a produção de energia, mas será que na presença de um ambiente onde a disponibilidade de carboidrato é alta, o seu consumo ainda é interessante? Dando continuidade a este tema, seria impossível não falar mais uma vez sobre os benefícios do TCM no esporte, então vamos lá:
Suplementação de TCM
Os carboidratos são o substrato energético para nossas atividades, entretanto, as reservas de glicogênio muscular e hepático são limitadas e podem ser depletadas por completo, a depender do tipo de esforço realizado. Sendo assim, ao utilizar os corpos cetônicos, no qual a síntese é mediada pelo consumo de TCM, é possível retardar este processo de depleção.
Dessa forma, alguns estudos têm sugerido que, para exercícios prolongados, a oferta de uma dieta rica em carboidratos combinada a oferta de TCM pode ser uma importante fonte de energia exógena, visto que esta estratégia visa aumentar a taxa de oxidação dos ácidos graxos livres, uma vez que esta é dependente da concentração sanguínea dos mesmos, onde a suplementação de TCM representa uma boa estratégia para promover esse aumento.
Metabolismo do TCM
Os TCM não tendem a ser estocados como gordura corporal devido à sua facilidade de oxidação. Durante a digestão, os TCM são hidrolisados pela ação das enzimas lipases presente na cavidade oral, estômago e intestino, convertendo-os em glicerol e ácidos graxos livres.
A solubilidade destes ácidos graxos permite que eles sejam rapidamente transportados através da mucosa intestinal até a corrente sanguínea. Uma vez nos tecidos, são imediatamente transportados até a membrana interna da mitocôndria para que sejam oxidados, independemente da ação dos transportadores de ácidos graxos.
Considerando o efeito poupador de glicogênio promovido pela suplementação de TCM, o seu uso associado ao consumo de uma dieta normo a hiperglicídica, pode ser uma estratégia válida para praticantes de exercícios de longa duração.
Neste contexto, um ponto importante a ser avaliado é o limiar de tolerância da ingestão de TCM, em alguns casos, uma dose de TCM muito alta pode causar desconfortos gastrointestinais significativos. A literatura aponta que, via de regra, quantidades até 30 gramas são bem toleradas pela maioria das pessoas.
Saiba mais sobre a importância dos triglicerídeos de cadeia média com esse e-book gratuito:
Referência Principal: FERREIRA, Antonio Marcio Domingues; RIBEIRO, Beatriz Gonçalves; SOARES, Eliane de Abreu. Consumo de carboidratos e lipídios no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 7, n. 2, p. 67-74, 2001.