Você sabia que a saúde mitocondrial e o envelhecimento estão intimamente ligados? Assim, precisamos buscar estratégias que otimizem a saúde mitocondrial, para promovermos a longevidade. Entretanto, antes de falarmos sobre essa organela, vamos entender um pouco sobre o processo de envelhecimento.
Envelhecimento
Falando do envelhecimento, esse é um processo comumente definido como o declínio funcional lentamente progressivo do organismo com o tempo. Nesse processo, observa-se a diminuição da funcionalidade de diversos órgãos, resultado do acúmulo de danos moleculares e celulares ao longo do tempo, com aumento de mutações ou arranjos de DNA, instabilidade genômica, comprometimento de funções de proteínas e vias metabólicas e de sinal alteradas. Nesse cenário, a mitocôndria foi colocada no centro das atenções nas pesquisas.
A relação entre a disfunção mitocondrial e o envelhecimento
Dentre várias funções que essa organela apresenta, o principal papel das mitocôndrias está relacionado à respiração celular, levando a produção de energia. Nessa mesma via, existe a formação de um subproduto, as espécies reativas de oxigênio (EROs) que, em níveis baixos, atuam em vias de sinalização celular benéficas ao ser humano. Contudo, níveis elevados superiores a capacidade de defesa contra as EROs, por serem instáveis e extremamente reativas, são capazes de transformar outras moléculas com as quais colidem, como proteínas, lipídios, entre outras. Assim, o acúmulo de EROs levará a um quadro conhecido como estresse oxidativo, lesionando a célula por três formas: peroxidação lipídica das membranas, modificação oxidativa de proteínas e danos ao DNA. Logo, esse processo de lesão está ligado ao envelhecimento.
O que acontece quando cuidamos de nossas mitocôndrias
Como visto anteriormente, a disfunção mitocondrial está relacionada ao envelhecimento. Contudo, podemos buscar estratégias que otimizem o metabolismo mitocondrial, processo conhecido como biogênese mitocondrial. Nesse cenário, há a melhora da capacidade respiratória, levando a manutenção da produção de EROs. Além disso, a melhora da sua funcionalidade está relacionada à neutralização dos radicais livres, através da otimização da defesa antioxidante, graças à presença de enzimas como a superóxido dismutase.
Saiba a importância dos triglicerídeos de cadeia média no esporte e na saúde nesse e-book gratuito:
Para um estudo mais aprofundado sobre a saúde mitocondrial e o envelhecimento, segue algumas sugestões de leitura:
Artigo:
Mitochondrial dysfunction and oxidative stress in aging and cancer