Aos poucos, um novo alimento chamado de levedura nutricional vem entrando no mercado. Nesse contexto, apesar de ser bem conhecido o uso desse microrganismo como fermento para produção de massas, a indústria conseguiu inativar essa levedura através de processos de secagem, tornando-a um produto nutricional. Assim, a levedura nutricional pode melhorar a sua saúde com seus diversos benefícios, contendo quantidades significativas de vitaminas do complexo B, proteínas de alto valor biológico, fibras solúveis e compostos antioxidantes como a glutationa.
Além disso, devido a ausência de rastros animais na levedura nutricional, esse alimento cresce o interesse principalmente de indivíduos vegetarianos e veganos. Ademais, por não possuir glúten, torna-se ideal para indivíduos celíacos. Contudo, uma das principais dúvidas é como podemos incluir as leveduras em nossa dieta.
Principais dicas da levedura nutricional na cozinha
Então vamos lá, porque além de possuir grandes propriedades nutricionais, a levedura é promovedora de sabor e aroma com características que lembram o queijo, sendo interessante para aqueles que possuem alguma restrição de produtos lácteos, como os intolerantes a lactose. Visto que no mercado encontramos esse produto em flocos, segue abaixo algumas dicas de como utilizar as leveduras na cozinha, lembrando que aqui o que importa é explorar a criatividade, adaptando diversas receitas já existentes.
- Em substituição ao queijo ralado, pode ser salpicada em saladas, massas, além de outros alimentos, como a pipoca;
- Acrescentar em massas e recheios de tortas;
- Para a preparação de molhos, podemos utilizar a levedura para trazer tanto um sabor quanto uma textura mais característica;
- Utilizar para incorporar caldos, como na preparação de feijão;
- Incrementar bebidas como shakes nutricionais;
- Para fazer requeijão vegano;
Para quem tiver interesse de melhorar sua saúde com a levedura nutricional, entre no link: