Ao falarmos sobre nutrição, é muito interessante notar como existem compostos que mesmo que não sejam digeridos e absorvidos pelo corpo humano, exercem grande influência sobre a saúde. Nesse contexto, estamos falando sobre as fibras dietéticas que são encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal e a importância dessas fibras para a saúde humana.
Conhecendo de fato as fibras nutricionais
As fibras dietéticas são um grupo complexo de carboidratos e lignina, que não podem ser hidrolisados por enzimas humanas e, portanto, não são digeridos ou absorvidos. Nesse sentido, podemos encontrar tanto fibras insolúveis, como a celulose e lignina, encontrados em alimentos integrais, farelo, leguminosas e vegetais; quanto solúveis, sendo as principais a pectina e o β-glucano, achadas em vegetais, como aveia, cevada, além de frutas e outros produtos.
Principais características das fibras dietéticas
Quando falamos sobre suas principais características, as fibras solúveis absorvem água, levando a formação de gel que aumenta o tempo de trânsito intestinal, retardando o esvaziamento gástrico. Além disso, essas fibras são capazes de reduzir a absorção de colesterol por diferentes mecanismos. Por fim, apesar de serem resistentes à hidrólise pelas enzimas digestivas, as fibras solúveis podem ser fermentadas por bactérias que compõem a microbiota intestinal, formando assim ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).
Por outro lado, as fibras insolúveis diminuem o tempo do trânsito e aumentam o volume fecal, sendo ideal para aliviar a constipação. Ademais, esse tipo de fibra possui um menor potencial fermentativo pelas bactérias intestinais quando comparado com as solúveis.
A contribuição das fibras para a saúde
Vamos lá, talvez você se pergunte como essas mudanças podem contribuir para a nossa saúde. Em relação ao tempo de esvaziamento gástrico e trânsito intestinal, podemos manipular essas variáveis de acordo com o caso clínico, por exemplo, seria interessante incluir fibras solúveis a fim de retardar o esvaziamento gástrico aumentando o tempo de saciedade, contribuindo para o emagrecimento.
Por outro lado, indivíduos constipados podem se beneficiar de fibras insolúveis. Agora, quando falamos sobre a redução da absorção do colesterol, este efeito irá refletir diretamente no LDL, assim, as fibras podem ser uma grande aliada para pacientes dislipidemicos, evitando a incidência de doenças cardiovasculares.
Ademais, a fermentação pelas bactérias agrega para a saúde através de diferentes vias. Nesse sentido, as fibras podem atuar como prebiótico, contribuindo para o equilíbrio da microbiota intestinal. Além disso, como já citado anteriormente, esse processo leva a formação de AGCC, que pode ser absorvido pelo intestino. No organismo, esse ácido graxo demonstrou diminuir a síntese de colesterol no fígado, beneficiando o perfil lipídico. Por fim, nota-se também que o AGCC também desempenha um papel imunológico, contribuindo para o sistema anti-inflamatório.
Saiba mais sobre a importância dos micronutrientes com esse e-book gratuito:
Para saber mais sobre a importância das fibras para a saúde humana, segue algumas sugestões de leitura:
Artigos:
Dietary Fiber, Atherosclerosis, and Cardiovascular Disease
Fiber and prebiotics: mechanisms and health benefits
Effects of dietary fiber and its components on metabolic health