Nos últimos anos, a mitocôndria tem sido alvo de diversos estudos, principalmente pela relação de sua saúde e diversos distúrbios metabólicos. Talvez você já tenha ouvido falar no termo biogênese mitocondrial, processo que leva ao aumento do número dessa organela na célula, melhorando sua eficiência metabólica. Entretanto, para que isso ocorra, algumas vias precisam ser ativadas, como a família de proteínas sirtuínas (SIRT) e PGC1-α. Nesse cenário, os pesquisadores apontam que a combinação entre a dieta cetogênica e os Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), podem trazer resultados interessantes.
Dieta cetogênica e o potencial dos corpos cetônicos
A dieta cetogênica é utilizada como forma terapêutica de várias doenças, incluindo os distúrbios mitocondriais. Nesse sentido, a produção de corpos cetônicos, especificamente o beta-hidroxibutirato, mostrou desempenhar um papel importante no processo no metabolismo mitocondrial, através da maior expressão das SIRT 1 e 3. Falando primeiramente da SIRT1, além de regular a biogênese, sua ativação atua na manutenção de enzimas antioxidantes, neutralizando radicais livres. Já a SIRT3, regula o metabolismo do complexo respiratório, além do metabolismo de alguns substratos como a oxidação dos lipídios. De fato, todo esse processo está relacionado a biogênese mitocondrial, podendo ser otimizado pela ingestão de TCM.
TCM e produção de corpos cetônicos
Vários tipos de dietas cetogênicas foram propostas no último ano, incluindo a dieta do TCM. Falando mais sobre esse tipo de lipídio, sua principal característica é a rápida absorção indo a caminho do fígado, podendo sofrer β-oxidação pela mitocôndria, formando assim Acetil-CoA que será utilizado para a geração de corpos cetônicos. Entre alguns tipos formados, podemos citar o β-hidroxibutirato como principal, sendo liberado para a corrente sanguínea para ser metabolizado como fonte de energia em outros tecidos, como o muscular. Vale ressaltar que, para que haja essa metabolização do TCM em corpos cetônicos, não é necessário obrigatoriamente diminuir a ingestão de carboidratos, visto que existe a cetogênese induzida pelo próprio TCM.
Por fim, precisamos saber que existem vários TCM, onde podemos destacar o Ácido Caprílico (C8) e Cáprico (C10) como os principais produtores de corpos cetônicos, demonstrando melhores resultados para a promoção da dieta cetogênica. Nesse contexto, em relação a ingestão, encontramos esses triglicerídeos no óleo de coco, de palma e em laticínios. Ademais, há suplementos contendo isoladamente esses TCM.
A relação direta entre TCM e saúde mitocondrial
Além do TCM ser utilizado como substrato para a produção de corpos cetônicos, esse triglicerídeo pode provocar uma influência direta na biogênese mitocondrial. Nesse sentido, há estudos que relacionam o consumo de TCM, especificamente o ácido decanóico, com a maior ativação do fator de transcrição gênica PPARy, envolvido com na manutenção da biogênese, junto com o PGC-1α.
Para um estudo mais aprofundado sobre TCM e a dieta cetogênica, segue algumas sugestões de leitura:
Artigo:
Saiba a importância dos triglicerídeos de cadeia média no esporte e na saúde nesse e-book gratuito: