Produtos cetônicos resultantes da ingestão de TCM

Dando continuidade nos textos a respeito da utilização de TCM, vamos falar agora sobre os produtos resultantes do seu metabolismo. Os principais corpos cetônicos produzidos pelo nosso organismo são beta-hidroxibutirato, acetoacetato e cetonas. 

Metabolismo dos Corpos Cetônicos

A síntese de corpos cetônicos acontece na mitocôndria das células dos hepatócitos. Mais especificamente, são sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos a partir de um excesso de moléculas de acetil-CoA. 

Após sua formação, os corpos cetônicos sairão da mitocôndria e alcançarão a corrente sanguínea, onde serão utilizados como substrato energético por diferentes tecidos periféricos, especialmente o nervoso e muscular (esquelético e cardíaco). 

Artigos relacionados

Apesar da produção de corpos cetônicos não ser um processo patológico, a presença excessiva destes na corrente sanguínea pode culminar em acidose metabólica, especialmente em comorbidades como o diabetes mellitus e na presença de um padrão alimentar rico em gorduras sem os devidos ajustes, bem como o uso indiscriminado de TCM. 

Dentro da perspectiva profissional, além de seguir as recomendações de padronização da dieta cetogênica, como limitar o consumo de proteínas a fim de evitar a gliconeogênese, é possível utilizar fitas cetônicas para acompanhar a concentração de corpos cetônicos a nível plasmático, garantindo uma maior eficácia para a estratégia aplicada. 

Função dos Corpos Cetônicos 

O objetivo da produção de corpos cetônicos é fornecer a energia obtida através da oxidação dos ácidos graxos aos tecidos periféricos, onde serão utilizados na síntese de ATP.

A acetona não sofre metabolização no organismo e é eliminada através dos pulmões e também pela urina. Já o beta-hidroxibutirato e acetoacetato são lançados na corrente sanguínea como fonte de energia para outros tecidos, uma vez que não são utilizados como fonte energética pelo fígado.

Saiba mais sobre a importância dos triglicerídeos de cadeia média com esse e-book gratuito:

Baixar E-book

 

Referência Principal: NEWMAN, John C.; VERDIN, Eric. Ketone bodies as signaling metabolites. Trends in Endocrinology & Metabolism, v. 25, n. 1, p. 42-52, 2014.

Artigos Relacionados

Sobre Nós

Reconhecemos a importância da atuação do profissional na busca pelo paciente do seu encontro com o equilíbrio. Acreditamos também na evolução por meio do conhecimento. Por isso, criamos esse canal para atualização constante do prescritor, a fim de sempre orientar com o que há de mais atual o seu paciente.